segunda-feira, 20 de abril de 2015

Desilusões que trouxeram Medicina



Desde pequeno eu gostava de perguntar, de ler... na verdade adorava descobrir coisas e entender o mundo ao meu redor. Era incentivado a estudar a todo tempo, por um lado minha mãe me habituava à leitura e, por outro lado, meu pai me ajudava a trabalhar os números, ambos me mostraram o quão importante e interessante é o conhecimento, acredito que seja este o principal motivo a ter me levado a querer e também a cursar medicina, mas não foi assim tão simples.
Ainda criança, comecei a desenhar fachadas e plantas, adorava pegar os classificados para verificar as plantas, neste período tive o meu “primeiro amor”, era a arquitetura. Mas problemas familiares levaram meus pais a se separarem, retornarem a sua terra natal, Lavras Ceará, e a reatarem o casamento. Essa mudança de ares mudou muito a minha vida, eu era inocente se comparado às outras crianças de mesma idade, sofri bulling por causa da minha origem, no entanto, meus professores eram mais próximos e valorizam muito meu apreço ao conhecimento. Espelhei-me nos meus professores, com falta de acesso aos classificados somada a valorização das profissões mais rentáveis, dado que meus professores viam meu potencial, tudo isso me levou a querer cursar medicina.
Cursei o ensino médio num internato, era a melhor opção, pois com 14 anos já pretendia ter um futuro diferente da expectativa das pessoas de Lavras, também anseiava por morar num lugar maior e longe das constantes brigas que presenciava, tanto que em menos de um mês fora de casa meus pais se divorciaram.
Durante o ensino médio sofri bastante, era difícil conviver com outros rapazes sem ter quase nenhum conforto, tanto que me revoltei... os instrumentos da minha revolta eram o afastamento da minha família e a valorização da filosofia, foi neste momento que desisti de medicina pela primeira vez, pois ao concluir o ensino médio de forma relapsa não seria capaz de conseguir passar no vestibular e com a minha nota do Enem o melhor curso que pude cursar foi enfermagem.
Escolhi enfermagem para agradar a minha família, em nenhum momento tinha pensado em mim, queria apenas continuar estudando longe dos meus pais, e então fui para Campina Grande, onde morei até concluir o curso. Passei por dificuldades, foram anos difíceis, tive Depressão, mas foi quando consegui entender a minha vida, percebi o quão sofrível era a vida das pessoas que precisam de saúde. Durante o curso ainda muito me agradava estudar o corpo humano, mas ainda não estava satisfeito com enfermagem.
Ao retornar a casa da minha mãe, consegui trabalhar como professor do curso técnico em enfermagem e me surpreendi com a docência, foi natural ensinar e assim passei dois anos da minha vida, durante este tempo sempre fazia o Enem, ainda fui aprovado para psicologia, e depois para engenharia. Neste ano tinha decidido cursar engenharia biomédica, passei na primeira chamada na UFPE no Recife, mas surpreendente fui chamado e aprovado na segunda chamada de medicina em Caruaru, e agora estou seguindo o meu sonho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário